Quem sou
Um resumo da carreira do repórter esportivo Leivinha (Antonio Carlos Nogueira de Oliveira), diretor-proprietário do JORNAL MOMENTO ESPORTIVO, único tablóide exclusivamente esportivo da região de São João da Boa Vista.
Antônio Carlos Nogueira de Oliveira, o Leivinha, apelido herdado do antigo meia-direita do Palmeiras dos anos 70, nasceu em São João da Boa Vista a 24 de julho de 1954. Seu pai, Benedito Fernandes de Oliveira, falecido em 1955, conhecido nos meios futebolísticos por Cajúca – foi zagueiro da Sociedade Esportiva Sanjoanense antes da chegada ao clube de Mauro Ramos de Oliveira, que ergueria a Copa do Mundo no Chile, em 1962 e também o primeiro presidente da ALCES (Associação dos Locutores e Cronistas Esportivos Sanjoanenses, nos anos 40). A mãe, Maria Nazaré Nogueira de Oliveira, é funcionária pública aposentada.
Com a perda prematura do pai, Leivinha passou a freqüentar os estádios de futebol levado por amigos mais velhos, os mesmos que, anos mais tarde, lhe proporcionaram o apelido de craque, pela semelhança com o “outro” Leivinha que, na época, final da década de 60, surgia para o futebol na Lusa do Canindé.
Com cerca de 10 anos, o gosto pelo futebol o levou a assessorar o jornalista esportivo Ito Amorim – na época correspondente na região de São João de “A Gazeta Esportiva” -, buscando nos vestiários escalações das equipes e trios de arbitragem de campeonatos locais, o que gerava interessantes matérias no jornal O MUNICÍPIO, periódico para quem Amorim escrevia.
A paixão pelo futebol e para escrever em jornais sanjoanenses tornou-se uma prazerosa rotina, o que lhe rendeu algumas homenagens especiais, como a prestada pela Federação Paulista de Futebol de Salão, no ano de 2001, através do presidente da entidade, o também sanjoanense Ciro Fontão de Souza.
Leivinha foi colaborado r de A Gazeta Esportiva, editor de esportes dos jornais “O Município” (que completou 100 anos em 2006, onde atualmente trabalha como colaborador), Jornal Regional, Jornal do Povo, Edição Extra, Cidade de São João e Destaque Esportivo. Por fim, o objetivo alcançado de possuir o próprio veículo de comunicação, em 2001, único a nível regional, que trata exclusivamente de sua paixão maior, o esporte, com a fundação do Jornal Momento Esportivo, que, além dos fatos atuais, busca o resgate da história do esporte na cidade, bem como o maravilhoso passado de ex-atletas.
.
.
.
Momentos Marcantes
Um jogo inesquecível para Leivinha, como treinador
Em 6 de março de 2004, um público estimado em 18 mil pessoas superlotou o Estádio Municipal do CIC para acompanhar o jogo beneficente entre Seleção da Santa Casa “Dona Carolina Malheiros” (que tinha como técnico Leivinha) e a Seleção Brasileira de Masters, que terminou com o placar de 4 a 2 para os visitantes.
Os gols foram marcados por Paulinho McLaren (2) para a Seleção da Santa Casa, Caréca (2), João Paulo e Serginho Chulapa para o Brasil Masters.