Botafogo

Corria o ano de 1976 , quando um grupo de amigos cariocas que trabalhavam na LAMESA-Laminação de Metais S.A., em sua grande maioria botafoguenses na Cidade Maravilhosa, resolveram colocar em ação para jogar em São João da Boa Vista um time em que fizessem parte e que tivesse identificação com o time do “coração” no Rio de Janeiro.

Foi desta maneira que nasceu, definitivamente, no dia 18 DE MAIO DE 1976, a SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA BOTAFOGO – com uniforme idêntico ao time homônimo do Rio – que, a princípio, realizava seus jogos na zona rural da cidade – arrastando consigo um grande número de adeptos das imediações da Padaria e Lanchonete do ÉDINHO, no Bairro DER – que foram se tornando com o decorrer do tempo fiéis torcedores do alvi-negro.

.

ÉDSON LUIS PAGANI, o Édinho, jogador na época e proprietário do local onde torcedores e atletas se reuniam para as confraternizações, pelo seu entusiasmo contagiante com relação ao time, tornou-se no decorrer dos anos um símbolo do Botafogo. Ao encerrar a carreira como atleta, tornou-se treinador, cargo que ocupa até os dias de hoje.

.

Édson Luis Pagani, Édinho, símbolo do Botafogo como atleta, dirigente e treinador.

O Botafogo sempre levou arrastou consigo grandes públicos ao Estádio “Ito Amorim”, no CSU DER.

TRAJETÓRIA BRILHANTE

Apresentando vocação de time ganhador, o Botafogo logo filiou-se à Liga Sanjoanense de Futebol (hoje de Desportos), passando a competir em igualdade de condições com agremiações de renome da cidade, como Esportiva, Palmeiras e Pratinha, entre outros, tornando-se, ao longo de seus hoje 32 anos de existência, um dos maiores conquistadores de taças no nosso cenário futebolístico, para alegria de sua imensa torcida.

Como colaboradores mais efetivos, não desmerecendo as demais pessoas que marcaram presença na agremiação através dos anos, podemos citar como destaques Tião Macaca, Luizinho da Disco Som, Edézio (Bigode) Tódero, Sr. Nedino, Paulo Roberto Merlin, Nando Paina, Moreira, Biá da Câmara, Sô Lázaro e a família Vanzela, entre outros.